Profissional de Secretariado 4.0 precisa ter:

A turma do curso de Secretariado do IFPR me convidou para falar sobre o E-book SOBRE SECRETARIADO, ATENDIMENTO E EXCELÊNCIA Um texto escrito por várias mãos, pelo os membros do Comitê de Secretariado Executivo do Distrito Federal. Foi um honra participar deste projeto quero compartilha com vocês este artigo falado sobre o profissional de Secretariado 4.0.





1. Secretariar é solucionar problemas, fazendo ponte entre o estratégico e o operacional. Em sua visão, como é possível tornar-se um profissional estratégico?


Precisamos entender as prioridades da empresa que trabalhamos e conhecer o seu propósito, pois, o profissional de Secretariado é o elo que liga o operacional com o estratégico através de uma comunicação clara e objetiva. Quando temos as técnicas secretariais e conhecimento da missão da organização, conseguimos ter atitudes estratégicas, conseguimos antecipar as ações dos gestores.


2. Atender com excelência é surpreender nos detalhes, encantar de forma natural, sem forçar a barra. O medo de errar é comum para quem está começando uma carreira, mas a vontade de entregar os melhores resultados são maiores. Como ser um profissional de secretariado inovador no início de suas funções? E como manter o ritmo em surpreender nos detalhes?


Muitas das vezes ficamos nos pressionado para inovar fazer algo diferente, mas em minha opinião com 12 anos de estrada o importante mesmo e fazer bem feito o óbvio. Sempre buscar entregar sempre mais do que é pedido, escutar o seu gestor e analisar as suas ações, para poder atendê-lo da melhor forma possível.

O medo sempre vai existir, mas o importante é agir com medo mesmo.


3. Dentro do conceito "dominar técnicas" cite quais as ferramentas de atividade que o profissional de secretariado utiliza para assegurar seu atendimento de excelência?


Eu acredito que o profissional de secretariado tem de dominar informática, a língua portuguesa e inglesa. Ser um profissional com network incrível, ter elegância, saber etiqueta. Com essas técnicas o profissional vai ajudar muito na hora de assessorar o seu executivo. Habilidades: precisa ser uma pessoa organizada, ágil destemida, comunicativa e estar sempre atualizada, pois vivemos em um mundo globalizado, todos os dias tem novos sistemas e informações novas chegando ao mercado.



4. Soft skills são competência subjetivas relacionadas à personalidade do profissional. Como eu posso desenvolver habilidades para ter um bom domínio no meu perfil secretarial?


Precisamos dominar e saber relacionar-se com todos os tipos de pessoas; com temperamento diferente do nosso e entender o outro, relacionamento interpessoal. Flexibilidade/Adaptabilidade hoje você ter flexibilidade e adaptabilidade significa não sofrer com as mudanças que acontecem no cotidiano. Equilíbrio emocional e capacidade de trabalhar sob pressão precisaram ter a uma mente equilibrada para saber lidar. Equilíbrio emocional e capacidade de trabalhar sob pressão com problemas diários, pois o que profissional de secretariado mais faz na sua carreira é solucionar problemas e fazer a organização andar, somos a engrenagem que fortalece o motor. Para isso precisamos saber lidar com pressão.


Acessem o site do Comitê de Secretariado e conheçam o trabalho realizado pelos membros.

E-BOOKS | COMSECDF (comitesecdf.com)